mulher a beber um sumo saudável

A obesidade deve-se ao desequilíbrio entre as calorias que se ingerem e aquelas que se gastam - isto é, comemos mais do que aquilo que gastamos -, e pode aumentar o risco de desenvolver certas doenças. Para diminuir este risco, há que mudar comportamentos, comer melhor (com mais qualidade), praticar atividade física regular e resistir às tentações.

 

Mudar comportamentos

Mudar comportamentos é desafiante. É importante determinação e o apoio de quem o rodeia, sem pressão. Faça opções que façam sentido para si, trace metas realistas e seja paciente. Ir acompanhado os resultados alcançados pode trazer uma boa dose de motivação.

 

Comer Melhor

Uma alimentação equilibrada é meio caminho andado para perder peso e manter os resultados. Algumas estratégias incluem: 

  • Optar por água em vez de refrigerantes, e limitar o consumo de álcool;
  • Reduzir as gorduras saturadas e hidrogenadas (manteiga, óleos, lacticínios gordos e fast food) e os açúcares de absorção rápida (bolos, bolachas, gelados);
  • Preferir alimentos ricos em fibras e integrais (pão, cereais, arroz e massas), carne de aves, peixe, fruta e vegetais;
  • Cozinhar de forma saudável – assados, cozidos, estufados ou grelhados (descartando as zonas queimadas), em vez de fritos – e fazer pequenas refeições (comer menos de cada vez, mas mais vezes ao dia).

Praticar atividade física

O exercício físico ajuda-o a perder peso de forma saudável. É importante escolher uma atividade que lhe dê prazer e incluí-la regularmente na sua rotina.

Existem, também, pequenos truques para aumentar o gasto de calorias, que pode aplicar no dia a dia: preferir escadas ao elevador, sair do autocarro uma paragem antes, andar na sua hora de almoço ou fazer pequenos passeios de manhã ou após o jantar, usar uma bicicleta fixa para pedalar enquanto vê televisão ou, até, lê um livro ou ouve música.

 

Resistir às tentações

A vontade de perder peso pode conduzir a comportamentos inadequados. Saiba que:

  • As dietas rápidas e restritivas, bem como alguns suplementos para perdas rápidas de peso, podem causar deficiências nutricionais e os resultados nem sempre são duradouros;
  • Fazer jejum ou saltar refeições pode não resultar como desejado, uma vez que, após longos períodos sem comer, a tendência para cometer excessos é maior;
  • Alimentos sem gordura não são alimentos sem calorias - procure conhecer que nutrientes e calorias fornece ao seu organismo.

Há mais opções?

As mudanças no estilo de vida são a principal arma de combate à obesidade. No entanto, na sua Farmácia existem produtos que, associados a uma alimentação completa, equilibrada e variada, podem ajudar a emagrecer, a controlar o peso e a combater a celulite.

Para que opte por um produto de saúde e bem-estar adequado à sua situação, é importante que se aconselhe com o seu Farmacêutico, de forma a que os resultados sejam os esperados e que a sua saúde não seja posta em causa.